Home » Fitness » Dor Muscular

Como Evitar as Dores Musculares

Dor muscularSentir dores musculares é um sintoma comum para quem pratica exercício físico, principalmente para quem não têm experiência de como executar o movimento com perfeição ou até mesmo para praticantes mais experientes, que por vezes utilizam uma carga muito elevada, sem respeitar uma das regras primordiais, que é:

Saber ouvir o seu próprio corpo” ou seja; dar o devido descanso para que a musculatura possa se recuperar é fundamental. No entanto, a dor muscular causada pela prática de exercício físico é apenas uma condição que necessita de tempo para que os sintomas desapareçam, afinal não há nada que um bom repouso não resolva.

Porém um dos problemas que podem afetar a todos, independentemente do nível de atividade física e que podem por vezes deixar lesões para toda a vida, são os problemas de coluna, por exemplo a dor lombar, dores musculares nas costas ou dor nos joelhos, afinal para que possamos ter a habilidade de executar o mais simples movimento necessitamos estar em boa condição física.

É comum pensar que as pessoas que sofrem deste tipo de sintomas não devem praticar exercício físico mas na verdade, isto não é bem assim! Uma vez que a lesão muscular foi recuperada, você pode e deve praticar atividade física regularmente, isto irá fortalecer a musculatura e reduzir o risco em futuras lesões.

O que Fazer Para Evitar a Dor nos Joelhos

dores-nos-joelhosAlém das dores musculares, quase todos já sentimos dor nos joelhos, seja ela causada pelo excesso de uso, um problema comum entre ginastas e bailarinos ou causado por algum tipo de doença crônica. O fato é que esta dor não irá parar simplesmente por deixarmos de praticar atividade física, portanto:

veja o que pode fazer para evitar as dores nos joelhos e manter as articulações fortalecidas e saudáveis:

  • Faça exercícios que ajudam a fortalecer os glúteos, os quadríceps, os isquiotibiais e, sobretudo os músculos ao redor dos joelhos para diminuir a pressão sobre a articulação do joelho.
  • Manter o controle do peso é uma condição primordial, o excesso de peso faz com que ocorra o aumento da pressão sobre os joelhos.
  • Durante os exercícios nunca flexione os joelhos ao ponto de ultrapassarem a ponta dos dedos dos pés; por exemplo, quando executar o agachamento os joelhos devem ficar alinhados com os tornozelos.
  • Se sentir que ainda não está totalmente recuperado, evite executar movimentos na sua amplitude máxima, por exemplo:

No caso do exercício de avanço e afundo, somente flexione os joelhos até ao ponto em que esteja em uma posição confortável, nunca sobrecarregue as articulações.

O que Fazer para Evitar Dor Lombar

Dor-LombarGrande parte dos problemas de dores nas costas são derivados de uma má postura, causados por problemas na coluna cervical, derivados da sobrecarga de peso ou mesmo até pela falta de exercício e flexibilidade.

Como já falamos acima, a segredo para resolver e eliminar as dores nas costas, assim como as dores musculares é manter um estilo de vida saudável e principalmente a prática constante de atividade física.

Um dos exercícios que ajudam a combater as dores nas costas, são os exercícios para o core. Estes não somente tonificam os músculos como também ajudam a corrigir a má postura.

Um bom exemplo deste tipo de exercício, são os exercícios de prancha acompanhados com exercícios de alongamento para as costas.

No entanto lembre-se de que deve:

  • Manter a coluna em posição neutra, de contrair os músculos abdominais, assim como manter os joelhos levemente flexionados, estes simples movimentos são extremamente importantes para evitar possíveis dores musculares nas costas e proteger a coluna lombar.
  • Evite fazer exercícios de alto impacto como, por exemplo, os exercícios pliométricos, muito saltos podem agravar a dor lombar devido ao grande stress que a coluna sofre durante o impacto.
  • As mulheres não devem usar salto muito alto no dia-a-dia.
  • Use calçado apropriado acolchoado e com suporte lateral para um bom amortecimento durante o exercício.
SHARE WITH FRIENDS:  
        
          

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!